terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

QUALIDADE DE VIDA E CANCER


Qualidade de Vida e Câncer

Equipe Oncoguia
Última atualização: 29/11/2011
Há alguns anos, a preocupação dos médicos em relação ao câncer era a sobrevivência dos pacientes. Hoje, o foco do tratamento mudou, isto é, a preocupação inclui a qualidade de vida que o paciente com câncer vai ter durante e após o tratamento oncológico.
Qualidade de vida e bem-estar são essenciais não só para todas as pessoas, evidentemente, mas daremos aqui realce à qualidade de vida de pacientes com câncer, porque consideramos estes elementos como fundamentais.
Qualidade de vida é resultado da combinação de fatores subjetivos (como o grau de satisfação geral de um indivíduo com a própria vida) e de fatores objetivos, como o bem-estar material, boas relações familiares, disposição para tratamento do câncer, a segurança em relação ao acompanhamento médico, enfim, vários itens que somados proporcionam tranquilidade, confiança, segurança, bem-estar. A qualidade de vida precisa suprir as necessidades humanas integrais, em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais.
O sucesso dessa busca depende, antes de tudo, da vontade e do comprometimento com a ação por parte de cada um. A qualidade de vida está presente, quando cada um se volta para a busca de novos caminhos para uma vida mais saudável em todos os aspectos e assume, com responsabilidade, que o momento atual é o mais importante porque irá delinear nossas condições futuras de vida.
O simples fato de repensar e re-avaliar os hábitos na busca de uma vida mais saudável e mais feliz já é um passo importante. Parar para refletir sobre os valores e escolhas e tentar descobrir formas de encontrar bem-estar social, físico, emocional e espiritual são passos importantes para você atingir seus objetivos. Evidentemente, este processo não é tão rápido quanto gostaríamos que fosse e pode ter momentos de altos e baixos. Isso é normal. O fundamental é criarmos formas de nos lembrar de nosso objetivo maior que é conseguir uma vida mais alegre, feliz e direcionada ao bem-estar.

Não podemos nos esquecer de que o estresse está cada vez mais presente na vida das pessoas e um paciente com câncer, esteja em fase de tratamento ou não, está mais suscetível ao estresse. O ideal é buscar alternativas que nos permitam equilibrar o corpo, a mente e possibilitem a descoberta de mais energia para encarar o dia-a-dia.

Existem algumas dicas de médicos de várias especialidades, professores, preparadores físicos que consideramos interessantes. São elas:

1. Tenha em mente que nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro.
2. Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas e mastigue o alimento o mais devagar possível.

3. Se o médico autorizar, faça alguma atividade física com frequência, por exemplo, três vezes por semana. A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física.

3. Evite se expor a situações que causem estresse ou nervosismo. Em situações como estas, experimente bocejar e espreguiçar.

4. Dedique pelo menos alguns minutos do dia à meditação e ao relaxamento. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.

5. Faça elogios com mais frequência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar ao seu lado.
6. Seja paciente com seu corpo.
7. Procure criar situações simples que permitam relaxar. Por exemplo, olhar para o céu com atenção, observar algum animal ou passarinho.
8. Reclamar da vida não ajuda em nada e acaba gerando estresse a você a às pessoas que estão à sua volta.
9. Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras e que os obstáculos existem para serem superados.




Transcrevemos abaixo um texto de Jacob Kligermanpublicado pela Revista Brasileira de Cancerologia 45(2), INCA/Ministério da Saúde.

Câncer e Qualidade de Vida (
Cancer and Quality of Life)
Tradicionalmente, a eficácia terapêutica é avaliada, em pesquisa oncológica, por parâmetros biomédicos, como diminuição do tumor, intervalo livre de doença e toxicidade. Mas os resultados do tratamento do câncer precisam também ser medidos em termos do que ele traz de limitações físicas e psicológicas ao paciente. Daí, a necessidade de se estabelecer o impacto da doença, e do seu tratamento, sobre a qualidade de vida do doente.
Desde que se reconheceu essa necessidade, sobrevida e qualidade de vida passaram a ser os dois principais objetivos do tratamento do câncer.
Na análise dos dados de um estudo, a qualidade de vida pode ser vista sob dois ângulos: um em que ela tem menor peso do que a sobrevida; e outro, pelo qual dois paradigmas (nos quais se assenta a autonomia do paciente) devem ser objetivamente expressos, para que possam ser medidos: a ideia popular do que é bom e as medidas do bem-estar individual.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Funcionamento Hapvida



Veja como será o funcionamento das nossas unidades no Carnaval

Entre os dias 17 e 22 deste mês, período de comemoração carnavalesca, os setores administrativo, de emergência, Hapclínicas e Vida & Imagem sofrerão algumas modificações nos seus horários de atendimento.
 
Nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feira) as atividades do atendimento administrativo estarão suspensas. Nestes dias, as Hapclínicas e o Vida & Imagem também não terão atendimento ao público na segunda e terça-feira, e só retornam com suas atividades na quinta-feira, dia 23. Apenas o setor de emergência funciona normalmente durante o período do carnaval.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Garante saúde de seus funcionários



PLANO DE SAUDE EMPRESARIAL



Um novo conceito na saúde de sua empresa
Especializado em atender sua empresa e seus funcionários de maneira ágil e efetiva, nas diferentes etapas do processo de implantação e utillização. Uma análise detalhada do perfil e das necessidades de sua empresa, permite-nos propor Plano sob medida que esteja alinhado com a estratégia do RH e sejam adequados à disponibilidade financeira da empresa.
Quanto maior o número de funcionários de sua emrpesa, menos se pagará para proteger toda sua equipe de funcionários, fazendo com que todos trabalhem mais felizes e consequentemente sintam-se mais motivados.
Os planos são feitos sob medida para o tamanho de sua empres, não importando quantos fiuncionários ela possui. Atendemos empresas com 03 (tres) ou mais pessoas com a mesma eficácia e qualidade no atendimento. Faça-nos um pedido de cotação.

Empresas a partir de 03 beneficiários divididas por parte:

  • Porte I: Empresas de 03 a 15 beneficiários;
  • Porte II: Empresas de 16 a 29 beneficiários;
  • Porte III: Empresas de 30 a 99 beneficiários.
  • Poderão ser inclusos no contrato: Sócios, Funcionários Celitistas e Dependentes legais
 

Documentação Necessaria:

Empresa proponente:
  • Cópia do documento de criação na Junta Comercial ( Ex.: Requerimento de empresário, Contrato Social , Estatuto de Criação, etc.);
  • Cópia do CNPJ;
  • Relação da GFIP atualizada;
  • Comprovante de endereço.
Beneficiários:
  • RG e CPF ou Carteira de Habilitação;
  • Certidão de Nascimento dos menores;
  • Certidão de Casamento ou Declaração de Convívio Marital para conjuges.





Saiba mais sobre o plano que você pode adquirir:

Entre em contacto conosco:

Represetante autorizado:

Eurides Reis

8277-6268 / 9258-1003 / 8882-7564
        


Agende uma visita





Saiba mais sobre o plano que você pode adquirir:

Entre em contacto conosco:

Represetante autorizado:

Eurides Reis

8277-6268 / 9258-1003 / 8882-7564 / 3231-1784

Na ponta do dedo


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Passo como usar seu plano


Passo a Passo

Veja para onde se dirigir em busca do atendimento que necessita:
1 - CONSULTAS E PROCEDIMENTOS ELETIVOS
HAPCLÍNICAS E CENTROS MÉDICOS: Nesses locais você pode realizar o atendimento que chamamos de eletivo, consultas marcadas previamente, com horário e médico na especialidade que você precisa.
VIDA & IMAGEM, LABORATÓRIOS  E HOSPITAIS: Essas unidades também realizam procedimentos marcados com antecedência, mas cada uma com sua especificidade. Os Hospitais recebem cirurgias e internações eletivas, além de alguns tipos de exames. Os Laboratórios e a Vida & Imagem recebem, respectivamente, pacientes para exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem que precisam ser marcados previamente.
2 – ATENDIMENTO DE URGÊNCIA
CENTROS MÉDICOS E HOSPITAIS: Pacientes que precisam de atendimento rápido, mas que não estão em risco de vida. Exemplo: acidentes pessoais, febre insistente e complicações gestacionais. Os Centros Médicos, além de consultas eletivas, atuam como unidades para atendimento de urgência. Lá, o paciente em situação urgente tem acesso a atendimento imediato.  Verifique se existe Centro Médico em sua cidade. E antes de se dirigir a um, confirme o horário de funcionamento.

3 - ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
HOSPITAIS: Nos casos onde há de risco de vida ou necessidade de atendimento mais complexo, o usuário deve dirigir-se a um dos hospitais da nossa rede.
Nos Hospitais Preferenciais, você pode contar ainda com uma estrutura completa 24 horas para realização de exames emergenciais de alta complexidade (laboratoriais ou por imagem).
COMO AGIR EM UMA URGÊNCIA E/OU EMERGÊNCIA
Dirija-se a um dos Centros Médicos (só os casos de urgência) ou Hospitais do seu Manual do Beneficiário, portando seu cartão do beneficiário e um documento de identidade.
Na maioria de nossas unidades de atendimento, dispomos de identificação digital, por meio da qual usuários poderão ser reconhecidos pela impressão digital. No entanto, estar com sua documentação é importante.
DICAS
Use os serviços de urgência e emergência somente quando necessário. Assim, você contribui para o melhor atendimento de todos.
Para saber detalhes da Rede Preferencial de sua cidade, como endereços das clínicas, especialidades e médicos disponíveis, consulte seu Manual do Beneficiário ou acesse www.hapvida.com.br
 


Autoatendimento



Com um simples toque do dedo, você pode agendar consulta médica, avisar ao médico de sua chegada no consultório, receber o resultado do exame, consultar o Guia Médico ou retirar a segunda via do boleto de pagamento. A inovação tecnológica do Hapvida é pioneira no Brasil e no Mundo, e foi desenvolvida especialmente para você.
Os Terminais de Autoatendimento,  que utilizam a tecnologia do touch screen (toque na tela), permitem otimizar o tempo de atendimento e  trazer benefícios para as duas partes. “Ganham a empresa e o usuário”, garante Tarciso  Machado, superintendente de Tecnologia da Informação do Hapvida.
Para utilizar o equipamento, basta ter o número da Carteira de Beneficiário em mãos e, em instantes, você poderá estar com a consulta marcada e os resultados de seus exames impressos. Além dos serviços já citados, que oferecem comprovantes com dia e horário do uso do terminal, você ainda pode responder a uma pesquisa de satisfação referente ao atendimento e estrutura do local.
PIONEIRISMO
No final dos anos de 1990, o Hapvida importou a tecnologia da biometria e lançou o equipamento, também de forma pioneira, em toda a sua Rede Preferencial. A eficácia do mecanismo fez com que o modelo fosse copiado Brasil afora.

Hospital Layr Maia ganha mais um andar

Sempre pensando nas melhores formas de atender ao usuário, o Hospital Layr Maia, da Rede Preferencial do Hapvida em Belém, irá inaugurar mais um setor de internação. A nova ala ocupará um andar inteiro do prédio onde funciona a unidade.
A diretora do Layr Maia, Jamile Gondim, explica que são 27 novos leitos no novo posto de internação, todos modernos e arejados, de maneira a proporcionar maior conforto aos pacientes. Este ano, o hospital já passou por diversas mudanças, tais como a aquisição de equipamentos de última geração para o setor de diagnósticos por imagens e de terminais eletrônicos de autoatendimento.
Com a inauguração do novo setor de internação, a diretoria do hospital espera dobrar a capacidade de atendimento e torná-lo ainda mais eficaz. “O hospital tem a preocupação de ter equipamentos de alta tecnologia e um serviço humanizado para chegar à excelência no atendimento ao cliente”, diz Jamile Gondim.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DIABETE


CURTIRAM HAPVIDA NO FACE



QUALIDADE DE VIDA





Elogios e sugestões? Fale com o SAC 24 horas


[Geral] Quer dar sua opinião em qualquer dia da semana? O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Hapvida funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para ouvir sugestões, elogios, reclamações e, claro, esclarecer dúvidas. 
O SAC  atende os usuários por meio de ligação gratuita de telefone fixo para o 0800 280 9130. Além do telefone, também é possível utilizar o SAC online no site www.hapvida.com.br, com atendimento em tempo real. Na internet, há ainda o espaço Fale Conosco, onde o cliente registra sua solicitação e recebe o número do protocolo que pode seracompanhado pelo telefone 0800.
 
Outras opções  são o Chat Online, com atendimento para deficientes auditivos, e os HapFones nas unidades, que fazem contato direto com atendentes do SAC. 



Entre em 2012 com o pé direito

Para a nutricionista do Hapvida, Érika Ozela, a solução é estabelecer uma rotina e manter uma alimentação balanceada. E isso vale para o ano inteiro!
 
Uma boa dica é cortar do cardápio comidas calóricas e gordurosas, principalmente frituras. Deve-se também investir em salada crua ou cozida, e as frutas são ótimas para substituir os doces da sobremesa.
 
Se houve o ganho de peso, então, a nutricionista deixa o recado: basta procurar um especialista, rever o cardápio e garantir uma alimentação balanceada até o próximo réveillon. Topa?
 

Hapvida Saúde promove Convenção com gestores de todas as praças


Hapvida Saúde promove Convenção com gestores de todas as praças

 [Fortaleza] Nestas quinta e sexta-feira (02 e 03), o Hapvida Saúde promove a Convenção Comercial 2012.1, em Fortaleza. 

O encontro reunirá os gestores dos setores Comercial, Relacionamento e Marketing dos 11 estados do Norte e Nordeste em que o plano atua. O objetivo, além de integrar os executivos que trabalham em diferentes praças, é discutir as melhores práticas de mercado, o cultivo de um bom relacionamento com os clientes e traçar estratégias comerciais para este ano.O evento contará com a presença dos nomes mais fortes da empresa, como os irmãos Jorge Pinheiro e Candido Pinheiro Júnior, respectivamente, presidente executivo e vice-presidente do Hapvida. A sede da Convenção é o Hotel Mareiro.




Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês, mas durante toda a vida. A saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar através da prevenção do surgimento de algumas doenças.

Verifique, a seguir, algumas vantagens que a atividade física proporciona:
  • As pessoas ativas têm vida mais intensa e apresentam mais vigor. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
  • Uma pessoa ativa tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e a mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
  • O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
  • A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade no quesito respiração.
  • A atividade física melhora a postura e a flexibilidade, fundamental para as atividades do dia-a-dia.
  • A atividade física também ajuda a combater os maus hábitos como o fumo, por exemplo.
  • O indivíduo ativo possui maior resistência às doenças.
Na ausência de exercícios físicos diários, o corpo se torna depósito de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, os músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida, mas, independentemente disto, é possível recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.
Algumas atividades são muito importantes como a musculação, os exercícios aeróbios e os alongamentos. Mas se você não gosta de alguma destas atividades, faça aquela que você sinta prazer, caso contrário esta não será duradoura.


Qualidade de vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegaçãopesquisa
qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.
Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.
Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

Os conceitos bem-estar e de saúde incluem a maximização da qualidade de vida de qualquer indivíduo através do desenvolvimento do total potencial humano.
Entende-se por qualidade de vidaQV, a percepção do indivíduo tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um amplo conceito de classificação, afetado de modo complexo pela saúde física do indivíduo, pelo seu estado psicológico, por suas relações sociais, por seu nível de independência e pelas suas relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente.
É, portanto, um termo amplo que concentra as condições que são fornecidas ao indivíduo para viver como ele pretende.
QV envolve factores relacionados com a saúde, tais como, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, mas também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.
A organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um instrumento (questionário) para aferir a Qualidade de Vida, trata-se do WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que possui duas versões validadas para o português, o WHOQOL - 100 (composto por 100 questões) e o WHOQOL - Breve, composto por 26 questões. O WHOQOL - 100 é composto por seis domínios: o físico. o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos. O WHOQOL BREVE é composto por quatro domínios: o físico, o psicológico, o das relações sociais e o do meio ambiente.

No Brasil, existe a Associação Brasileira de Qualidade de Vida - Abqv que tem como missão promover a integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em Qualidade de Vida, divulgando tendências, provocando discussões / reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambiente saudáveis.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012


A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União uma resolução normativa que torna obrigatória a cobertura por parte dos planos de saúde de novos procedimentos. São mais de 60 itens, a maioria novos, outros cuja regra de utilização foi alterada. As novidades passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2012. 

Fazem parte da lista 41 cirurgias por vídeo, exame para estudo em 3D do coração e dos vasos sanguíneos e procedimentos, por exemplo, a aplicação da injeção intra-vítrea, para degeneração macular em idosos, um problema que causa a cegueira, remoção parcial ou total do baço, retirada de parte do intestino grosso por meio de cirurgia minimamente invasiva para tratamento de câncer.

Outra novidade é a cirurgia de redução de estômago via laparoscopia (mini-incisões) para tratar casos de obesidade mórbida.

Segundo a ANS, a lista de novos procedimentos, disponível em seu site, é baseada em uma consulta pública feita entre 15 de abril e 21 de maio deste ano. De uma lista de 85 procedimentos sugeridos por entidades médicas, a ANS considerou 50 no texto final da consulta e incluiu outros itens.

A cobertura desse novo rol de procedimentos valerá para todos os planos de saúde contratados após 1999 (depois da edição da Lei 9656). Por força de uma determinação da Justiça, somente os planos antigos, isto é, anteriores à Lei 9656, é que ficam de fora desta atualização. Nesses casos, vale o que está escrito no contrato.





PLANO DE SAUDE EMPRESARIAL     



Saiba mais sobre o plano que você pode adquirir:

Entre em contacto conosco:

Represetante autorizado:

Eurides Reis

8277-6268 / 9258-1003 / 8882-7564 / 3231-1784